quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Jornada de Lutas da UNE e UBES - Estudantes teresinenses farão ato político nesta quinta-feira (18/08)


Passeata reivindicará o congelamento da passagem, 10% do PIB e 50% do fundo social do pré sal para a educação

Amanhã (18/08) a Praça do Liceu Piauiense (Praça Landri Sales) será palco da concentração dos estudantes a partir das 15h, de onde sairão pelas ruas do Centro de Teresina para reivindicarem diversas pautas do movimento estudantil terminando em frente ao Palácio de Karnak, sede do governo estadual e com ato/show na Praça da Liberdade. A atividade será em comemoração ao dia do estudante que aconteceu no último dia 11.
 Cássio Borges, Coordenador do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí DCE/UFPI, convida todos os estudantes e movimentos sociais a “saírem às ruas por uma educação de qualidade, contra o aumento da passagem, e pela aprovação dos 10% do PIB e 50% do fundo social do pré sal para a educação e por um Plano Nacional de Educação - PNE a serviço do Brasil”.
Na oportunidade os estudantes comemorarão 25 anos da União Municipal de Estudantes Secundaristas – UMES, uma entidade combativa que sempre está à frente das reivindicações dos estudantes secundaristas, como de outras pautas da sociedade.

A atividade que faz parte da Jornada nacional de Lutas da União Nacional dos Estudantes – UNE e União Brasileira de Estudantes – UBES, é organizada em Teresina, entre outras entidades, pela UMES, DCE/UFPI, União da Juventude Socialista – UJS, Legião de Vanguardas de Juventude, Centro Colegial dos Estudantes Piauienses – CCEP e Grêmios Estudantis.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ato dos Estudantes Pela Melhoria da Educação

Estudantes fazem passeata na Frei Serafim por melhorias na educação
O ato público faz parte da Jornada de Luta convocada nacionalmente pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES)


quinta-feira, 17 de março de 2011

V SEMANA PAULO FREIRE

O Centro Acadêmico de Pedagogia realizará a V Semana Paulo Freire de  25 a 29 de abril de 2011, com o tema "Educação como agente transformador", as inscriçoes estão sendo realizadas na sede do CAPe, interessado em participar nas categorias de ouvinte, apresentação de trabalhos ou como monitor segue os editais abaixo:




Informações: 86 94557740/88171598/81042354/99710208

Segue a programação do evento:


*Sujeito a alterações
*Clique nas imagens para ampliar.

segunda-feira, 14 de março de 2011

CAPe realizará seminário sobre PNE

No próximo dia 16 de março (quarta-feira), às 16h o CAPe, juntamente com a Coordenação do Curso de Pedagogia realizará seminário para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) que será aprovado ainda nesse ano e norteará a Educação brasileira de 2011 a 2020.
O Seminário será ministardo pelo Prof. Ms. Elton de Aquino Arruda, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e acontecerá no auditório Maria Salomé no Centro de Ciências da Educação e será aberto a tod@s interessados pela temática.

Trote Calor@s de Pedagogia

No último dia 11, @s estudantes do 1º período de Pedagogia que estão cursando o seminário de Introdução ao Curso (1ª semana letiva) receberam representantes do CAPe e DCE que fizeram explanação acerca do movimento estudantil, das ações das entidades de movimento estudantil dentro da Universidade, além de fazer dinâmicas com o intuito de interagir os discentes e ao final, fizeram trote com @s calour@s.

Turma 1º período manhã
1º Período Tarde
1ª período noite
 

CAPe participa de debate da CTB sobre FUNDEB

O núcleo de educação da CTB (Central dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil), no Piauí, realizou no dia 25 de fevereiro seminário pra discorrer sobre o FUNDEB no auditório do Hotel Real Palace. O CAPe da UFPI foi convidado a participar no intuito de discutir e avaliar o financiamento da Educação, bem como trazer esse debate para o âmbito da UFPI. O Professor João Correira (presidente Estadual do FUNDEB Paiuí), foi o responsável pela explanação.

CAPe recebe @s calour@s no da da matrícula

Com o intuito de ajudar @s nov@s discentes do Curso de Pedagogia da UFPI, a diretoria executiva do CAPe, gestão Novo Tempo, Novas Ideias, esteve presente no dia 18 de fevereiro, na matrícula d@s calour@s de 2011.1. 
Para @s calour@s, a recepção foi de grande valia no tocante a realização da matrícula, bem como conhecimento acerca da Universidade, do CCE e do CAPe, tendo em vista que foi entregue material com informes, além de haver interação com os diretores e diretoras presentes.
Essa foi a segunda recepção feita pela diretoria do CAPe que afirma ser importante para integração e socialização d@s estudantes que sente-se acolhidos pela entidade. 

quarta-feira, 9 de março de 2011

Calouros e calouras de Pedagogia 2011.1


     O Centro Acadêmico de Pedagogia "Paulo Freire" parabeniza a vocês, calouros e calouras,  pois conquistar uma vaga na Universidade foi, sem dúvida, uma grande vitória. Saudamos a todos e todas e desejamos uma ótima jornada acadêmica nessa nova etapa de vida que se inicia, visto que é na Universidade que construímos ou consolidamos nossa visão de mundo!

 “Nem tão longe que eu não possa ver, nem tão perto que eu possa tocar, nem tão longe que eu não possa crer que um dia chego lá”
 Humberto Gessinger

      Parebéns por ter escolhido o Curso de Pedagogia que tem como objetivo a reflexão ou ordenação, sistematização e a crítica do processo educativo. Portanto camaradas, é na Pedagogia que a gente pode despertar a conscientização para transformar os rumos da educação de nosso país!

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
Paulo Freire

     O Curso de Pedagogia da UFPI, hoje, está estruturado em nove blocos, tendo como área de formação a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, a formação pedagógica do profissional docente e a gestão educacional.

 MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UFPI


     O Movimento Estudantil sempre teve o desafio de transformar a socidedade na construção de um mundo mais justo e igualitário. A prova disso é a própria história recente de nosso país, na qual milhares de estudantes dedicaram suas vidas levantando bandeiras que marcaram época.
     Na UFPI, o movimento estudantil também está presente e defende suas próprias bandeiras, como a luta por uma educação justa e democrática e sem qualquer tipo de preconceito, pelo acesso à cultura, respeito ao estudantes, defesa do meio ambiente e outras bandeiras que dizem respeito a anseios da socieadade.

“Se o presente é de luta, o futuro nos pertence!”
Che Guevera


     A UNE é a entidade representativa do conjunto de estudante das IES existentes no país. Travou diversas lutas ao longo do tempo e hoje apresenta diversas bandeiras como, 50% do fundo social do Pré-sal para Educação e 10% do PIB pra Educação.


     O DCE é o órgão de representação do conjunto dos estudantes da UFPI e, dentre outras atividades, desenvolve a luta pelos direitos estudantis e representa essa camada nas questões de interesse do corpo discente.
  
Centro Acadêmico de Pedagogia CAPe/UFPI

     O CAPe da UFPI é a entidade máxima de representação dos estudantes do Curso de Pedagogia e tem como papel primordial defender os interesses dos mesmo, bem como lutar pela valorização e respeito do Curso, portanto, podem contar consoco pro que precisarem!

O mais importante é que modificar a realidade está ao nosso alcance!
 
“ Se é possível obter água cavando o chão, se é possível crer desta ou daquela forma, se é possível nos defendermos do frio ou do calor, se é possível desviar leitos de rios, fazer barragens, se é possível mudar o mundo que não fizemos, o da natureza, por que não mudar o mundo que fizemos, o da cultura, o da história, o da política?”
Paulo Freire